9 Agosto, 2015

Instrutor

Nome
Rui Silva

Graduação
4º Dan – JKS

Formação
Treinador Grau II – FNK-P

Email
rmpsilva@gmail.com

Biografia
Rui Silva nasceu na Alemanha em 1981, e aos 15 anos, em Outubro de 1996, iniciou a prática de Karate Shotokan na Secção de Karate da ACRDL. Mais tarde treinou em Leiria, no Núcleo Karate Vidigalense sob a orientação do Sensei José Luis Miranda, 7º Dan, Diretor Técnico do Instituto Karate Coimbra, tendo feito exame de graduação para 1º Dan em julho de 2005. Em 2006 regressou a Pombal onde praticou a modalidade desde então sob a orientação do Sensei Diamantino Lobo (4º Dan). Em junho de 2008 alcançou a graduação de 2º Dan pelo Sensei José Luis Miranda. Em junho de 2012 obteve a graduação de 3º Dan com o Sensei Yamaguchi Takashi, membro do Conselho Técnico da Japan Karate Shoto Federation (JKS) e em dezembro de 2017, no Estágio Internacional da JKS, em Tóquio, obteve a graduação de 4º Dan.

Durante este percurso de treino teve oportunidade de participar em diversos estágios com individualidades de grande carisma no panorama do Karate mundial, tais como o Taiji Kase, Dirk Heene, Uriu Sadamu, Kagawa Masao, Yamaguchi Takashi, Tanaka Masahiko, Naka Tatsuya, Richard Amos, Scott Langley, entre muitos outros.

Em março de 2005 passou a ser o instrutor responsável na Secção de karate da ACRDL, onde hoje permanece. Participou em diversas acções de formação da Federação Nacional de Karate-Portugal tendo efectuado o Curso de Treinador Grau I em março de 2003 e o Curso de Treinador Grau II em dezembro de 2005. Além da sua formação como Karateca e como instrutor, conseguiu ainda alguns títulos em diversas competições, destacando-se as seguintes competições internacionais:

4º Lugar – Koten Kata Seniores M – Taça Continental Europeia JKS – Hasselt, Bélgica – 2017
7º Lugar – Kata Seniores M – Campeonato do Mundo JKS – Glasgow, Escócia – 2016
2º Lugar – Koten Kata Seniores M/F – Campeonato Europeu JKS – Copenhaga, Dinamarca – 2014

Em abril de 2010, Rui Silva e Diamantino Lobo, em conjunto com um grupo de praticantes da região de Pombal fundaram a associação KAK – Kaizendo Associação de Karate para promoverem o Karate Shotokan na região centro do país. Ainda em 2010 filiaram a KAK na Japan Karate Shoto Federation, atualmente liderada pelo Sensei Masao Kagawa, sendo em Portugal os seus representantes legais.